Por que o fluxo de caixa é importante para minha empresa?

Você sabia que a organização e a saúde financeira da sua empresa podem ser otimizadas com o controle do fluxo de caixa? E que além destes aspectos, ele pode ser utilizado para a gestão do seu negócio?

Neste post você vai entender por que o controle de fluxo de caixa é importante para a sua empresa e como você poderá utilizar esta ferramenta de forma estratégica para alavancar o seu empreendimento. Continue a leitura e confira!

Ajuda a manter o controle financeiro

O controle de caixa destaca-se, em um primeiro plano, como uma ferramenta de controle financeiro. Assim, a sua empresa poderá ter uma melhor organização das finanças em geral. Outro ponto de destaque fica para a gestão de contas a pagar e a receber.

O controle de fluxo de caixa evita o pagamento indesejado de juros, multas e outros problemas administrativos relacionados com o atraso ou esquecimento de liquidação de títulos. Já nas contas a receber é possível fazer uma cobrança pontual e evitar a inadimplência, que prejudica as finanças do seu negócio.

Auxilia na tomada de decisões

Uma gestão de fluxo de caixa bem implementada e gerenciada é uma excelente fonte de informação para a tomada de decisões. Com base nos dados fornecidos é possível, por exemplo, fazer aplicação financeira do saldo positivo gerado pela diferença entre as entradas e saídas de dinheiro.

Adicionalmente, pode-se utilizar essa sobra de recurso para barganhar um maior desconto com fornecedores para pagamento à vista, buscando maximizar os resultados da empresa em diferentes fontes de receita.

Facilita o planejamento em curto e longo prazo

O planejamento, seja ele de curto ou longo prazo, também pode utilizar as informações do fluxo de caixa. Com os dados obtidos por meio das variações entre entradas e saídas é possível, por exemplo, saber se a empresa tem recursos disponíveis no curto prazo e se os terá no futuro.

Pode-se também projetar estes dados para outros períodos e, com base nestes, saber de forma antecipada se a empresa precisará de empréstimos e financiamentos. Com isso o gestor pode buscar melhores condições, prazos e taxas.

Possibilita maior controle de falhas

O fluxo de caixa também poderá auxiliar no gerenciamento e controle de eventuais falhas. Caso existam variações muito grandes nas saídas, com a ajuda desta ferramenta será possível compreender o que houve e agir de forma a melhorar os processos da empresa.

O mesmo raciocínio é válido para o valor das entradas. Caso tenha variações muito grandes ou tenha seu fluxo interrompido, poderá ser verificado com o auxílio do controle de fluxo de caixa se há algum problema com as vendas, processos ou outra questão na empresa, e estratégias poderão ser traçadas para que isto seja brevemente corrigido.

Neste post você viu a importância do controle de fluxo de caixa não só para a gestão financeira, mas também do ponto de vista gerencial. Esta ferramenta também pode ser usada no planejamento evitando a falta de recursos e impulsionado o resultado; ou permitindo uma busca de fontes com melhores prazos, condições e taxas; e ainda auxiliando no controle de falhas do processo financeiro.

Se você gostou das dicas, deixe seu comentário no post e compartilhe suas dúvidas e experiências sobre o controle do fluxo de caixa da sua empresa!

Sobre o autor

Josinei Soares

Diretor Executivo na Cont360. É pós-graduado em Controladoria pela FIA/USP, com Bacharel em Administração de Empresas e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, Contabilista e membro do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo.

Deixar um comentário

dezesseis + 18 =