fbpx

Por que fazer gestão de pessoas em pequenas empresas? Saiba agora!

Independentemente da quantidade, os funcionários são o coração e o bem mais valioso de qualquer empresa. Por esse motivo, toda organização, mesmo aquelas de pequeno porte, deve ter uma atenção especial voltada à gestão de pessoas.

Esse cuidado é imprescindível para que a empresa consiga atingir suas metas e objetivos, pois são os funcionários que movem o negócio diariamente. Em se tratando da gestão de pessoas em pequenas empresas, há ainda uma vantagem: a maior proximidade entre o gestor e o conjunto de colaboradores.

Mas como praticar uma gestão de pessoas eficaz em uma pequena empresa? Continue a leitura para descobrir os benefícios dessa prática e como implantá-la!

Gestão de pessoas para o seu negócio

Separamos para você alguns benefícios da gestão de pessoas para o seu negócio, confira:

Redução do turnover

O turnover diz respeito à rotatividade dos colaboradores que passam pela empresa. Em primeiro lugar, esse fluxo constante de saídas e chegadas de funcionários cria uma reputação nociva da empresa no mercado, pois ela passa a ganhar uma fama de local ruim para se trabalhar. Simultaneamente a isso, o desenvolvimento do negócio também fica comprometido. Isso se deve ao tempo de adaptação dos funcionários às suas respectivas funções, algo que acontece com frequência em uma empresa com elevado índice de turnover.

Redução de gastos com a capacitação da equipe

Se a empresa costuma receber novos funcionários com frequência, isso significa que ela precisa capacitá-los no mesmo ritmo. O problema é que isso custa dinheiro e tempo (ainda mais valioso do que o primeiro item). Com uma equipe de trabalho já formada e ambientada, você só precisa gerir as estratégias de crescimento do negócio. E é a partir daí que a empresa realmente começa a progredir.

Como praticar a gestão de pessoas em pequenas empresas

Invista na atração e retenção de talentos

Como bom gestor, você precisa de uma equipe de funcionários qualificados. Isso é essencial para que ela agregue valor à empresa. No entanto, a formação ideal depende de uma gestão de pessoas efetiva, capaz tanto de atrair como de reter talentos. Não pense que esse processo de seleção dos melhores colaboradores se restringe às grandes multinacionais ou a cargos de elevado prestígio. Em vez disso, passe a enxergar a relevância de cada colaborador para o sucesso do negócio.

Ofereça benefícios vantajosos

Uma vez que as funções sejam devidamente valorizadas, vale a pena elaborar meios de premiar a dedicação dos colaboradores que as executam. Assim, ofereça um bom salário atrelado a um programa de recompensas. Para demonstrar que você pratica uma gestão moderna e aberta, deixe os próprios funcionários sugerirem essas recompensas e tente atendê-las, na medida do possível.

Faça uma avaliação de desempenho regularmente

Uma das grandes angústias dos funcionários consiste em não saber se estão trabalhando bem ou mal. Para evitar esse tipo de problema, basta fazer com que a avaliação de desempenho seja regular, e não esporadicamente. Desse modo, cada colaborador terá uma noção bem mais precisa quanto ao que precisa ser aprimorado.

Agora, você já tem uma visão mais nítida da importância da gestão de pessoas em pequenas empresas. Comece a adotar esse processo o quanto antes para estreitar o elo entre você os seus colaboradores. Esse é o meio mais seguro de conduzir o negócio rumo à conquista das metas e dos objetivos.

Durante todo o processo de gestão, você também deverá tomar algumas decisões estratégicas. Para descobrir as melhores soluções, entre em contato com a gente e se surpreenda! Nós estamos prontos para oferecer uma consultoria empresarial à altura do seu negócio.

Sobre o autor

Marcella Renaux

É Inside Sales na Cont360. Formada em Administração de Empresas e Pós-graduada em Gestão de Negócios pela FGV, Marcella é especialista em construir as melhores soluções para os desafios apresentados pelos nossos clientes e que satisfaçam as suas necessidades.

Deixar um comentário

dezenove − um =