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Marketing de relacionamento: como ele ajuda a fidelizar clientes?

Marketing de relacionamento é o nome dado a um conjunto de estratégias que visam melhorar a comunicação entre cliente e empresa. A proposta central é melhorar o relacionamento para que fiquem cada vez mais satisfeitos e fiéis.

Hoje, já podemos afirmar que nenhuma empresa sobrevive no mercado apenas com preços baixos ou serviços de qualidade. É preciso criar laços com os clientes, gerar identificação e fomentar, dia após dia, uma comunicação direta e personalizada.

Mas, o que é preciso para colocar o marketing de relacionamento em prática? Quais são os primeiros passos? Falaremos disso a seguir. Acompanhe!

Tenha presença nas redes sociais

Alguns estudos comprovam que a internet está cada dia mais presente na vida das pessoas. Dificilmente conseguimos encontrar alguém que não tenha seu perfil nas redes sociais ou que não use o famoso WhatsApp, correto? Sendo assim, as empresas também precisam acompanhar essa tendência.

Ao ter presença nas mídias online, você consegue estabelecer novos canais de comunicação, que podem, inclusive, ser os preferidos do seu público-alvo. Além de deixar a troca de informações mais dinâmica, ela cria novos pontos de contato que podem ser usados para propagar a marca.

Faça uso do e-mail marketing

Apesar de tudo parecer público no meio virtual, o e-mail ainda é uma coisa bem íntima. Isso significa que se você tem o contato de um cliente, ele provavelmente confia na sua marca e quer manter o relacionamento com ela.

Então, que tal pegar esse voto de confiança e devolver em forma de serviços personalizados? Aproveite que tem o endereço de e-mail do seu cliente para enviar conteúdos relevantes e dicas práticas, além de oferecer um suporte de qualidade — isso é chamado de pós-venda.

Crie programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são outra estratégia fundamental no marketing de relacionamento. Eles não são grandes diferenciais para sua empresa, mas podem pesar bastante na decisão de compra de um cliente indeciso.

Mas cuidado com os programas de fidelidade clássicos. Busque por opções mais automatizadas, que simplifiquem o seu processo e facilitem a adesão do seu cliente – sem muitas burocracias.

Treine sua equipe de vendedores

Agora precisamos falar da questão mais importante do marketing de relacionamento: as pessoas da sua empresa. Sem dúvida, a principal comunicação entre marca e clientes passa pelos vendedores, certo?

Eles é que têm a missão de conquistar novos consumidores. Por isso, é fundamental treinar a sua equipe de vendas — e a de suporte, se forem diferentes. Existem técnicas que facilitam a conquista de clientes e podem fazer qualquer pessoa se encantar pelo atendimento.

O grande segredo do marketing de relacionamento é o investimento a longo prazo. Assim que essa estratégia for implementada, lembre-se de mantê-la em constante crescimento. Afinal de contas, nada deixa uma empresa mais estável no mercado do que uma cartela de clientes fiéis.

E na sua empresa, como vocês trabalham a comunicação com os clientes? Conte para a gente aqui nos comentários sobre as ações que você tem implementado!

Sobre o autor

Marcella Renaux

É Inside Sales na Cont360. Formada em Administração de Empresas e Pós-graduada em Gestão de Negócios pela FGV, Marcella é especialista em construir as melhores soluções para os desafios apresentados pelos nossos clientes e que satisfaçam as suas necessidades.

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