fbpx

Entenda a importância da gestão contábil para o planejamento financeiro

Gerenciar uma empresa exige conhecimentos operacionais e administrativos. Diante da dificuldade do cenário econômico ou até mesmo estrutural do empreendimento, muitos empresários encontram dificuldades de manter o crescimento do negócio quando precisam colocar as mãos no campo das obrigações fiscais.

De fato, a gestão contábil está longe de ser uma tarefa fácil de se lidar quando não é realizada por um profissional entendedor de tributos, fiscalizações e impostos.

Para além de apenas escriturar e registrar transações, a contabilidade é a principal chave para um planejamento financeiro de sucesso capaz de melhorar a margem de lucro da empresa.

Se você deseja entender melhor sobre a importância da gestão contábil, continue a leitura.

Por que a gestão contábil é tão importante?

De acordo com o IBGE, quase metade das empresas brasileiras só chega a durar 3 anos. Na lista de motivos, se destacam a falta de planejamento e a deficiência na gestão financeira.

A maioria dos empreendedores não consegue administrar bem pela falta de familiaridade com a rotina contábil. Imagine ter que trabalhar com compra e venda, captação de crédito, análise de recursos, fluxo de caixa, faturamento, gestão de insumos… com o mínimo possível de instrução e tempo.

A contabilidade gerencial não se baseia no simples ato de calcular impostos, mas na capacidade estratégica de atender às legislações fiscais, comerciais e previdenciárias, agindo em busca de manter a empresa ativa e convertendo lucros pelo tempo que for possível.

Quais os benefícios?

Algumas das vantagens de investir nessa área são:

Maior controle financeiro

A principal importância da gestão contábil para a empresa é a capacidade de trazer controle financeiro e econômico por meio de um planejamento consistente.

Tarefas vitais para o bom gerenciamento, como o acompanhamento das receitas e despesas, são pontos cruciais na busca por lucro e faturamento. Além disso, é muito mais fácil garantir o pagamento de todas as contas quando o gestor está ciente de todas as entradas e saídas de valores.

Maiores chances de crédito com bancos

Se o diagnóstico de uma empresa apresenta péssimas condições financeiras, será muito difícil obter aprovação na maioria das linhas de crédito com os bancos e fornecedores.

Portanto, se esse for um desejo do gestor, investir no controle eficiente das contas bancárias deve ser um fato primordial.

Melhores decisões

No ambiente empresarial, uma escolha errada pode comprometer toda a organização, trazendo problemas estruturais e prejuízos financeiros.

Quando a escrituração contábil é clara e registrada em um sistema eficiente, as informações podem ser padronizadas e utilizadas para projetar, comparar e elaborar outras peças contábeis, facilitando a tomada de decisão.

Por que contratar uma consultoria?

É mais do que comprovado que a contabilidade estruturada, utilizada de maneira estratégica, pode ajudar no planejamento da empresa. O controle contábil precisa ser integrado com o sistema de gestão do cliente. Além disso, todos os recursos precisam ser analisados, organizados e manipulados da maneira correta, visando metas definidas e favorecendo o fluxo da organização.

Tais cuidados dificilmente serão geridos por um administrador que já tem tantas outras questões para se preocupar. Dessa forma, quando a gestão contábil é colocada nas mãos de um profissional confiável, deixa de ser um bicho de sete cabeças e passa a ser o perfeito aliado não só para manter a empresa viva, mas também para alavancar os negócios.

Agora que você já sabe a importância da gestão contábil, saiba, também, que a Cont360 é especialista em trabalhar com soluções de contabilidade para diversos segmentos de PMEs. Entre em contato conosco e faça o seu negócio ser mais competitivo e sustentável!

Aproveite também e confira uma calculadora de impostos que desenvolvemos, totalmente grátis, para te ajudar a calcular os impostos da sua empresa: Veja Aqui


Sobre o autor

Marcella Renaux

É Inside Sales na Cont360. Formada em Administração de Empresas e Pós-graduada em Gestão de Negócios pela FGV, Marcella é especialista em construir as melhores soluções para os desafios apresentados pelos nossos clientes e que satisfaçam as suas necessidades.

Deixar um comentário

três − um =