Entenda a importância da contabilidade aliada à estratégia da empresa

Contabilidade estratégica: este é o grande diferencial que escritórios de contabilidade podem oferecer a seus clientes nos dias de hoje. Isso porque ficou no passado aquela ideia de que o profissional contábil precisa se concentrar somente em aspectos burocráticos do empreendimento.

Hoje, a importância de uma boa contabilidade tem sido cada vez maior, pois ela permite ao gestor uma tomada de decisão mais qualificada. Quer saber de que maneira isso pode ser feito? Acompanhe o post!

Na previsibilidade de lucros

Quando se faz a contabilidade da empresa, é possível obter, por dados estatísticos, um recurso confiável para estimar os resultados futuros da companhia. Isso garante ao empreendedor, maiores possibilidades de tomar medidas corretivas, caso a tendência do lucro não esteja apontando para o resultado planejado.

A contabilidade é uma excelente ferramentas para prever os lucros futuros, de maneira a planejar gastos, investimentos ou controlar as despesas. Neste caso, contar com um escritório de contabilidade moderno, que utiliza sistema integrado com o seu financeiro, é um grande diferencial para o seu negócio.

Na organização da empresa diante das obrigações legais

No Brasil, segundo dados do Banco Mundial, são necessárias 2.600 horas para que uma empresa cumpra todas as obrigações fiscais, pois tem o mais complexo sistema tributário do mundo e as leis mudam constantemente. Regras e datas de pagamentos costumam ser modificadas de modo que, se o contribuinte não estiver atento às exigências, pode acabar pagando multas e tendo seu empreendimento prejudicado.

Neste caso, a contabilidade estratégica é a solução para garantir que o cliente não seja multado de maneira desnecessária. Contar com escritórios que também oferecem gestão fiscal, traz segurança, agilidade e competitividade para a sua empresa, pois ela foca no negócio principal e terceiriza essa parte para especialistas

No planejamento de despesas

Quando, por meio da contabilidade, a empresa consegue visualizar no ano anterior os períodos em que os resultados foram melhores, ela pode dividir os gastos do próximo ano em função das datas em que os lucros são maiores.

Assim, é possível planejar os gastos, como por exemplo, a formação de estoque e a folha de pagamento, de modo que o capital de giro ou o dinheiro em caixa não sejam comprometidos.

Sem esse tipo de planejamento, a organização pode ter que lidar com despesas maiores em épocas de resultados piores, o que pode levá-la a dívidas.

No planejamento de crescimento

A contabilidade estratégica permite uma previsão de crescimento mais realista. Isso ocorre porque ela se baseia em dados precisos, o que permite que os gestores realizem o planejamento do futuro da organização de maneira mais fiel à realidade.

Com base nas informações fornecidas pela contabilidade, é possível conhecer os limites da companhia para então buscar investimentos ou financiamentos, como, por exemplo, empréstimo junto ao BNDES, até mesmo porque, você terá condições melhores de receber auxílio se sua proposta estiver apoiada em números.

Diante de imprevistos

Com uma contabilidade adequada, você consegue se preservar diante de eventualidades do negócio. Criando uma reserva de emergência, sua empresa mantém no caixa um valor necessário para gastos inesperados que podem vir da manutenção de equipamentos, indenização de empregados, entre outros.

Com uma contabilidade estratégica, sua empresa consegue mensurar com exatidão os valores necessários para a manutenção do empreendimento e investimento, por isso, contar com essa ferramenta é muito importante para que seu negócio seja perene.

E então? Gostou deste texto? Compartilhe-o em suas redes sociais e deixe que seus amigos conheçam também a importância da contabilidade estratégica nas empresas.

Sobre o autor

Josinei Soares

Diretor Executivo na Cont360. É pós-graduado em Controladoria pela FIA/USP, com Bacharel em Administração de Empresas e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, Contabilista e membro do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo.

Deixar um comentário

catorze − dois =