fbpx

Contabilidade financeira: o que é e qual a sua importância?

As empresas, independentemente do porte ou do ramo de atividade, visam sempre potencializar os seus resultados. Para isso, elas utilizam as informações que a contabilidade e suas vertentes disponibilizam.

Diante disso, podemos destacar a importância da contabilidade financeira dentro das instituições, mostrando-se primordial para o sucesso da empresa em longo prazo.

Neste post, você encontrará informações importantes sobre contabilidade financeira. Continue a leitura!

O que é contabilidade financeira?

A contabilidade é uma ciência social que estuda o patrimônio das organizações, ou seja, ela mensura os fatos ocorridos e analisa como isso afeta o patrimônio da entidade. Dessa forma, ela é responsável por registrar as entradas e saídas para, em determinado momento, apresentar seus saldos.

Na mesma linha de raciocínio, destacamos a contabilidade financeira, por sua vez, uma das vertentes da contabilidade geral, que auxilia os profissionais contábeis a recolher e processar todos os dados financeiros e contábeis do seu negócio.

Basicamente, ela é designada para elaborar as demonstrações contábeis destinadas aos usuários externos:

  • auditores externos;
  • fisco;
  • investidores;
  • bancos;
  • governo.

É por meio dela que os usuários externos avaliam como está a situação da empresa e como foi o desempenho da administração dos negócios.

Qual a importância da contabilidade financeira?

Sendo responsável pelas demonstrações financeiras, ela representa a forma como a empresa divulgará os seus resultados para as pessoas que não transitam cotidianamente na empresa.

A sua necessidade ficou cada dia mais evidente após a crise de 1929, nos Estados Unidos, uma vez que naquela situação ocorreram muitos escândalos referentes a fraudes contábeis. Nesse sentido, os órgãos reguladores buscaram formas para que os usuários externos pudessem controlar as empresas em que tivessem investimentos.

Assim, entende-se que o principal objetivo desse ramo da contabilidade é coletar os fatos ocorridos nas empresas que afetam o patrimônio, classificando-os e registrando-os, para evidenciar nos relatórios.

Basicamente, ela é regulada pelos órgãos específicos e fundamentada nos princípios da contabilidade. Portanto, para a elaboração das demonstrações pertinentes à contabilidade financeira, é preciso ser profissional de contabilidade devidamente registrado.

Quais as principais diferenças entre contabilidade financeira e gerencial?

Por demonstrarem informações importantes para a tomada de decisão, muitas vezes, a contabilidade financeira é facilmente confundida com a contabilidade gerencial. No entanto, elas possuem características bem específicas.

O principal objetivo da contabilidade gerencial é reunir informações relevantes para os gestores, paralelamente às demais demonstrações obrigatórias.

Veja agora as principais diferenças entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial:

Usuários

A contabilidade gerencial tem por finalidade demonstrar as informações para os usuários internos, conforme seus níveis hierárquicos.

A contabilidade financeira é fundamentada na demonstração das informações para os usuários externos, acionistas, investidores, governo, entre outros.

Sistemas contábeis

Basicamente, a contabilidade financeira segue a regra das partidas dobradas: para cada débito é necessário um crédito de igual valor.

Por outro lado, a contabilidade gerencial busca a qualidade da informação, podendo utilizar qualquer tipo de sistema.

Tipos de informação

Em âmbito gerencial, essa contabilidade relata tanto informações financeiras como físicas, operacionais, tecnológicas e de produtividade. Contudo, no aspecto financeiro, as informações são estritamente financeiras, ou seja, monetárias.

Propósito

A contabilidade financeira tem por propósito reportar os resultados para os usuários externos.

A contabilidade gerencial tem por finalidade subsidiar as decisões internas.

Tempo

Enquanto a contabilidade financeira demonstra as informações ocorridas no passado, a contabilidade gerencial demonstra as informações do presente e projeta o futuro.

Independentemente do tipo de contabilidade, ambas se fazem necessárias dentro das empresas. Obviamente, quando alinhadas, os seus resultados potencializam o desempenho das empresas. Logo, para conseguir tais resultados, é imprescindível o suporte de uma equipe contábil capacitada.

Agora que você sabe o que é contabilidade financeira e como ela é aplicada nas empresas, deixe o seu comentário no post: como pretende aplicá-la em seu negócio?

Sobre o autor

Marcella Renaux

É Inside Sales na Cont360. Formada em Administração de Empresas e Pós-graduada em Gestão de Negócios pela FGV, Marcella é especialista em construir as melhores soluções para os desafios apresentados pelos nossos clientes e que satisfaçam as suas necessidades.

Deixar um comentário

cinco + três =