fbpx

Contabilidade digital x tradicional: quais as diferenças?

A internet está cada vez mais presente em todas as atividades do dia a dia. Há algum tempo, chegou à contabilidade e tem ajudado a tornar digitais processos outrora analógicos.

No entanto, a contabilidade digital e a tradicional têm características distintas que as tornam mais ou menos atraentes para os negócios. Algumas delas podem ser vistas neste post. Confira a seguir!

Automação de processos

Em relação aos processos contábeis e fiscais, a contabilidade digital desempenha suas atividades com muito mais rapidez, . Um exemplo disso é a escrituração, que, com o avanço do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e o advento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), pode ser feita on-line.

Portanto, o objetivo principal da contabilidade online é entregar as obrigações fiscais e contábeis dos clientes ao Fisco com rapidez, eliminando papéis, burocracia e reduzindo custos. Ou seja, é um modelo com dados automatizados e agilidade de processos.

Compliance

A governança corporativa ganha força com o uso da internet. Afinal, a gestão passa a ter como base métodos que valorizam a transparência nos contratos, a eficiência e o fortalecimento da imagem institucional. É nesse contexto que surge o compliance — o termo vem do verbo to comply, que significa fazer cumprir.

Na contabilidade tradicional, essa transparência nem sempre é possível, já que a relação entre contadores e empresas baseia-se estritamente na confiança. Embora os recursos on-line possam ser utilizados, a atuação das empresas é reduzida, já que elas têm menos poder para interferir nos processos.

Já na contabilidade digital o acesso on-line aos registros contábeis por todos que estão autorizados torna as rotinas muito mais abertas e confiáveis.

Comunicação

Os serviços contábeis tradicionais privilegiam canais de comunicação diversificados e presenciais. A internet pode ser usada, mas não é por seu intermédio que as decisões são tomadas ou debates importantes são travados.

Cenário distinto acontece quando as empresas adotam o modelo digital. Nesse caso, os aplicativos de troca de mensagens, as redes sociais e os softwares de gestão ganham mais relevância, já que são o meio de comunicação preferencial. Assim, decisões são tomadas mais rapidamente e seus efeitos são comunicados em tempo real.

Serviços mais completos

Enquanto no modelo tradicional, o contador fica responsável basicamente por cumprir prazos legais, a contabilidade digital torna os negócios muito mais escaláveis. Isso significa que ele passa a fazer parte do negócio e se torna responsável por orientar na interpretação dos números e assim, auxiliar o empreendedor em decisões e estratégias administrativas.

Gostou de entender as diferenças entre contabilidade digital e tradicional? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que outros interessados possam lê-lo.

Sobre o autor

Marcella Renaux

É Inside Sales na Cont360. Formada em Administração de Empresas e Pós-graduada em Gestão de Negócios pela FGV, Marcella é especialista em construir as melhores soluções para os desafios apresentados pelos nossos clientes e que satisfaçam as suas necessidades.

Deixar um comentário

três × 3 =