fbpx

Como melhorar o relacionamento com o cliente? Confira 3 dicas!

Qualquer negócio bem-sucedido precisa de consumidores. Se uma empresa não se preocupa em conquistá-los, dificilmente vai alcançar o crescimento — afinal, é a serviço deles que as organizações existem. Por isso, a questão do relacionamento com o cliente é algo tão fundamental.

Neste post, você vai conferir as vantagens de um contato agradável entre a empresa e o cliente, ver dicas para melhorar esse relacionamento e entender como a tecnologia pode ser uma excelente aliada nesse sentido.

Quais são os benefícios de um bom relacionamento com o cliente?

Fidelização

Prestar um bom atendimento aumentará a proximidade entre a sua empresa e o cliente, o que eleva as chances dele se manter fiel à marca. Assim, a probabilidade de comprar seus produtos ou utilizar os seus serviços com recorrência é muito maior.

Divulgação boca a boca

Clientes que têm boas experiências com uma empresa e recebem um tratamento agradável costumam recomendar essa marca para outras pessoas. Por esse motivo, podemos considerar que essa é uma forma de aumentar o reconhecimento dos seus produtos e serviços, já que a sugestão de quem pertence ao seu círculo costuma ser mais poderosa que uma propaganda, por exemplo.

Aumento das vendas

Existe uma relação muito forte entre consumidores satisfeitos e a lucratividade da empresa. Com clientes fiéis e uma divulgação mais intensa das atividades da sua empresa — além de produtos e serviços de qualidade, é claro —, é natural que ocorra um aumento nas vendas.

No entanto, para ter acesso a todas essas vantagens, precisamos colocar em prática ações voltadas ao bom atendimento ao cliente. Confira algumas das melhores dicas a seguir.

Que dicas podemos seguir para atender o cliente com excelência?

1. Responda rapidamente e com eficiência

Garanta que a sua equipe de relacionamento com o cliente esteja apta a resolver as requisições com agilidade. Em um mundo em que a troca de informações ocorre com enorme rapidez, os consumidores precisam receber uma maior atenção no que se refere à celeridade do atendimento.

Por isso, nunca disponibilize um canal em que você não consiga atender todos os clientes com eficiência e jamais os deixe à espera por muito tempo.

2. Esteja atento ao feedback

Além de disponibilizar meios para que o cliente deixe o seu feedback, toda organização precisa analisar essas avaliações com dedicação. Todo feedback é uma oportunidade de entender o que funciona bem na sua empresa e o que precisa de melhorias.

Sendo assim, demonstre o seu agradecimento pelos elogios e procure exercer a empatia para se colocar no lugar do cliente e entender suas dores e frustrações. Foque sempre em encontrar a melhor solução e não em se lamentar por um problema.

3. Mantenha o cliente informado

Demonstre transparência e mantenha os clientes sempre a par do que está acontecendo. Isso ajuda a prevenir conflitos, já que alinha as expectativas e evita que eles se frustrem ao saber de informações às quais não tinham acesso, como prazos um pouco maiores que o esperado ou soluções diferentes para os seus problemas.

De que maneira a tecnologia pode ajudar?

Como vimos, gerenciar a relação com o consumidor é um quesito fundamental para os negócios. Por isso, considere a contratação de um software especializado nesse tipo de gestão, em que seja possível controlar detalhes, como:

  • informações do contato;
  • registros de interações com o cliente;
  • histórico de compras;
  • histórico de reclamações.

Seguindo todas as dicas que vimos até aqui, você terá ótimas condições de melhorar o seu relacionamento com o cliente — uma prática crucial para os negócios de sucesso, que realmente desejam fortalecer suas operações e destacar-se no mercado.

Gostou do post? Tem outras dicas de como criar uma relação mais agradável com os consumidores? Queremos saber as suas impressões. Deixe o seu comentário!

Sobre o autor

Marcella Renaux

É Inside Sales na Cont360. Formada em Administração de Empresas e Pós-graduada em Gestão de Negócios pela FGV, Marcella é especialista em construir as melhores soluções para os desafios apresentados pelos nossos clientes e que satisfaçam as suas necessidades.

Deixar um comentário

19 + 19 =