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Como atrair clientes para pequenas empresas? Siga essas 5 dicas!

Como atrair clientes? Essa é uma pergunta que paira na mente de qualquer empreendedor, principalmente no início do negócio. E essa preocupação aumenta no caso das pequenas empresas, já que contam com recursos relativamente reduzidos.

Mas independentemente do tamanho da sua empresa, lembre-se que existem algumas regras básicas e bem valiosas. Por isso, nós listamos 5 dicas infalíveis para que você consiga atrair e conquistar cada vez mais clientes!

1. Saiba ouvir o que o seu consumidor tem a dizer

O consumidor é aquela pessoa que passa em frente a uma loja e decide parar e entrar. É o mesmo indivíduo que, de repente, se depara com um site que chama sua atenção. Como um potencial cliente da empresa, o consumidor precisa ser tratado como tal.

Portanto, você precisa conhecer quais são as necessidades desse futuro cliente. Essa é a maneira mais eficaz de atender às expectativas e gerar vínculo.

Além disso, conforme a empresa passa a conhecer melhor seus próprios clientes, ela pode aprimorar suas estratégias de marketing.

2. Invista na marca

Para que um negócio seja realmente bem-sucedido, ele também precisa de uma marca bem caracterizada. Essa marca precisa não só causar certo impacto, mas essencialmente falar a língua do público-alvo da empresa.

Em outras palavras: a marca deve ser capaz de estabelecer um elo entre a empresa e o futuro cliente. Perceba que a marca deve exercer a função de um imã. Logo, uma boa marca atrai clientes, enquanto uma ruim os repele.

Se o público-alvo do negócio é majoritariamente composto por pessoas jovens, por exemplo, a marca não deve soar antiquada. Do mesmo modo, outros clientes podem desprezar uma marca que desvalorize certos preceitos clássicos.

3. Treine sua equipe de vendas

Se compararmos com outras épocas, atualmente o número de empresas que comercializa os mesmos produtos exibe um crescimento exponencial. Isso significa que a concorrência está cada vez mais acirrada.

A solução consiste em aperfeiçoar as técnicas de vendas. Definitivamente, a escolha de um produto ou serviço em detrimento de outro poderá depender da qualidade do atendimento prestado.

4. Supervisione metas e métricas

Outros fatores primordiais para atrair clientes são o planejamento, desenvolvimento e monitoramento de metas. Elas funcionam como lupas e têm a missão de indicar se a empresa está realmente indo em direção ao cumprimento de seus objetivos.

Enquanto isso, as métricas são essenciais para verificar como anda a qualidade do atendimento. Elas apontam se os treinamentos ofertados estão surtindo os efeitos esperados. Métricas ruins determinam quais os pontos que ainda precisam ser trabalhados.

5. Ofereça valores, e não produtos/serviços

Por fim, mas não menos importantes, você precisa estabelecer uma ligação direta entre os produtos ou serviços da sua empresa e os desejos dos clientes. Assim, o que vale é o benefício proporcionado por aquele item ou serviço prestado, como conforto, prazer, praticidade, bem-estar, etc.

Com isso, há o estabelecimento de uma conexão emocional entre o que foi comprado e cliente. Esse sentimento ficará registrado na memória, a ponto de fazê-lo retornar diante da necessidade daquele sentimento.

Você conferiu 5 dicas infalíveis para atrair clientes. Ao colocar essas dicas em prática, o seu negócio tende a se expandir e a fortalecer ainda mais sua presença no mercado!

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Sobre o autor

Marcella Renaux

É Inside Sales na Cont360. Formada em Administração de Empresas e Pós-graduada em Gestão de Negócios pela FGV, Marcella é especialista em construir as melhores soluções para os desafios apresentados pelos nossos clientes e que satisfaçam as suas necessidades.

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