BPO Financeiro: como reduzir custos da sua agência de publicidade?

O Business Process Outsourcing, ou BPO financeiro, pode ser a solução para empresas de todos os segmentos em reduzir custos e aumentar a eficiência na gestão das finanças. Em agências de publicidade, significa mais tempo dedicado às atividades-fim, ou seja, na criação e planejamento de campanhas e peças publicitárias.

Terceirização, ao contrário do que se possa imaginar, não significa perda na qualidade, muito pelo contrário. De acordo com o IBGE, 18,7% dos trabalhadores brasileiros são terceirizados, percentual que tende a crescer ainda mais, principalmente depois que o congresso nacional aprovou a Lei 13.429 de 31 de março de 2017, que ficou conhecida como a “Lei da terceirização”

Com o BPO, diversas vantagens podem ser percebidas. As principais você confere ao longo deste artigo. Prossiga na leitura e saiba o que o outsourcing pode fazer pela sua agência.

Cortando custos operacionais

Um dos principais objetivos ao implementar o BPO é a redução de custos operacionais e com o pagamento de pessoas. Essa redução é percebida a partir do momento em que a agência de publicidade deixa de arcar com os encargos trabalhistas assumidos com a contratação pelo regime CLT.

Entretanto, reduzir custos para a empresa não significa que os trabalhadores terceirizados devam trabalhar sem garantias. Ao contratar serviços terceirizados, certifique-se de que a empresa contratada cumpre com todas as obrigações trabalhistas previstas em lei.

Gerenciar os resultados

Quando as finanças de uma agência passam a ser controladas por uma empresa especializada, naturalmente há um ganho em eficiência. O outsourcing financeiro permite que as contas sejam gerenciadas por profissionais com experiência em lidar com o controle de contas a pagar e receber, fluxo de caixa e toda a burocracia que um departamento financeiro tem que cuidar diariamente. Além disso, contratando a empresa certa, você pode contar com especialistas da área financeira para consolidar e apresentar os resultados financeiros da sua empesa.

Não menos importante, o controle financeiro é estruturado em função de objetivos estratégicos. Significa que impostos, tributos, pagamentos e tudo que envolva as finanças é pensado e executado em sinergia com os objetivos da empresa.

Diminuindo as despesas fixas

Despesas fixas são aquelas que não variam, não importa o quanto se venda ou produza. Mensalmente, elas representam um volume considerável dos gastos operacionais, o que significa uma importante fatia de recursos sendo consumida apenas para quitar despesas com concessionárias, folha de pagamento da equipe administrativa, aluguéis etc.

Com o BPO, esses gastos são bastante reduzidos, uma vez que a agência deixa de ter uma estrutura dedicada para essas atividades operacionais e passa a compartilhar da estrutura da empresa terceirizada com outras companhias, passando de despesas fixas para despesas variáveis.

Consequentemente, sua agência ganha fôlego para participar das difíceis concorrências, sem se preocupar com estrutura e recursos humanos para o setor de finanças. Investir em equipe para ganhar concorrências trata-se de um claro indicador de que o core business está sendo incrementado, enquanto atividades de apoio e secundárias são deixadas a cargo de especialistas.

Padronizando processos

Uma vez que a agência de publicidade esteja focada em sua atividade principal, abre-se caminho para a padronização de processos, o que seria muito mais difícil caso os gestores precisassem se preocupar com as finanças ou com fluxo de caixa.

Voltados ao aprimoramento dos processos, podem ser melhoradas as atividades do  atendimento, da mídia, da criação, do planejamento, da produção e tudo que envolva diretamente a prestação de serviços em agência de publicidade.

O melhor é que a implementação de um BPO financeiro não é uma tarefa tão complexa quanto possa parecer. Uma auditoria interna é recomendável, e isso pode ser feito até mesmo pela empresa contratada.

Se é esse seu caso, faça contato agora mesmo com a Cont360. Teremos prazer em conversar e entender quais são as necessidades de sua empresa para melhorar o controle das finanças e reduzir seus custos!

Sobre o autor

Josinei Soares

Diretor Executivo na Cont360. É pós-graduado em Controladoria pela FIA/USP, com Bacharel em Administração de Empresas e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, Contabilista e membro do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo.

Deixar um comentário

4 + treze =